skip to Main Content
05 Passos Para Alcançar Suas Metas

05 passos para alcançar suas metas

Em um determinado trecho do filme “Alice no país das maravilhas”, Alice se encontra perdida em uma floresta e se depara com um personagem que é o “Mestre Gato”, e o pergunta que caminho ela deve tomar. O gato a responde que isso dependerá de para onde ela deseja ir. Parecendo impaciente, Alice diz que não importa para onde ela vai, e o gato prontamente responde “Então… não importa… que caminho… tomar”. Esse trecho do filme representa bem o que trataremos a seguir.

Em outras palavras, o que o ‘mestre gato’ estava querendo dizer era que “pra quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve”.

É fundamental saber o que quer, para que você possa direcionar seus esforços e suas energias para aquilo que você deseja. E esse é o primeiro passo….

 

  1. O que você deseja?

Escreva numa folha de papel qual é o seu objetivo. Imagine que você resolve sair de casa e definiu que vai até o centro da sua cidade, e digamos que esse percurso dá 8km. Você irá percorrer esse trajeto com uma direção definida – o centro da cidade. De outra forma, se você também resolve sair de casa mas sem um destino específico, você irá percorrer a mesma distância, mas não importa para que direção será, se para o norte ou para o sul (se você não sabe para onde vai, que importância isso faz?). Então saber o que quer é fundamental. É comum nas festas de fim de ano, as pessoas definirem que querem paz, amor, felicidade. Isso é muita coisa e não é nada ao mesmo tempo. Porque não está especificado e o nosso cérebro precisa de uma meta clara e objetiva para que possamos percorrer um caminho em direção a ela.

 

  1. O que a sua meta representa para você?

Respondendo a essa pergunta você vai encontrar o que te motiva a ir em direção a esse objetivo. Se fôssemos perguntar a alguém que já tem habilitação (CNH) mas não dirige porque tem algum bloqueio, certamente essa pessoa diria que voltar a dirigir significaria para ela a sua independência, porque ela não precisaria mais depender de outras pessoas para se deslocar. Então procure identificar o que a sua meta representa para você? Qual a relevância dela para a sua vida?

 

  1. Que resultados você quer colher com isso?

O que o  alcance dessa meta irá lhe proporcionar. Lembre de não cair naquela armadilha do “paz, amor, felicidade”, citados no passo X. Desejar “Paz, amor, felicidade” é muito abrangente para figurar como objetivos ou mesmo como resultado desejados. Se é “paz, amor, felicidade” que você deseja, defina item a item o que isso significa cada uma dessas coisas para você. Os resultados que você deseja precisam estar definidos muito claramente.

 

  1. Quando você pretende alcançar sua meta?

A resposta a essa pergunta é importante porque ela irá lhe dizer o tamanho do esforço que será necessário para atingi-la. Não basta apenas dizer “daqui a X anos” ou “daqui a Y meses”. Defina a data, mês e ano em que você pretende alcançar o seu objetivo. Isso lhe ajudará a dimensionar as ações necessárias, afinal de contas o seu objetivo não irá cair do céu, você é quem irá fazê-la acontecer dentro do seu planejamento.

 

  1. O que será necessário fazer para atingí-la?

Se voltarmos ao exemplo da pessoa habilitada, e com dificuldades para dirigir por causa de bloqueios emocionais, o que ela precisa fazer?

  • Procurar uma autoescola especializada em treinamento para habilitados?
  • Procurar uma ajuda terapêutica para superar o bloqueio, adquirido talvez em razão de um acidente que ela vivenciou ou presenciou?

E no seu caso, o que será necessário fazer para que possa atingir a sua meta e o seu objetivo? Com base nos passos anteriores você precisará agora definir as ações que serão necessárias para trazer à existência o que você definiu como meta.

Se preferir, assista aqui ao vídeo onde eu falo sobre esses cinco passos.

 

O Método SMART

 

Os passos que tratamos acima seguem (embora não necessariamente na referida ordem), o método SMART, que é uma ferramenta para a definição de metas. Funciona como uma espécie de checklist para que você possa se assegurar de que está obedecendo a esses preceitos básicos no planejamento de seus objetivos. Cada letra da sigla SMART representa um passo a ser dado em seu planejamento, conforme ilustrado a seguir.

 

 

Agora você já sabe por onde começar.  As respostas quanto as ações que serão necessárias estão aí com você.

 

Se a citação à controversa narrativa de “Alice no país das maravilhas”, escrita por Charles Dogson, que assinava como Lewis Carrol, lhe chamou a atenção, entenda aqui um pouco sobre o autor e a origem dessa história.

 

Comente abaixo este artigo, compartilhe com os amigos, e o melhor…. ponha em prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top