skip to Main Content
Entrevista De Emprego (parte 1): Três Coisas Importantes Que Você Deve Saber

Entrevista de emprego (parte 1): três coisas importantes que você deve saber

Antes de ir para uma entrevista de trabalho, fique por dentro de pontos importantes que podem definir a sua aprovação ou reprovação em um processo seletivo.

 

A avaliação não começa apenas quando você está diante do entrevistador.

Antes mesmo da entrevista para um trabalho o candidato à vaga já está sendo avaliado. A avaliação da pessoa e de suas atitudes não se dá apenas quando o candidato está diante do entrevistador, e sim já no contato telefônico, onde se observa:

  1. A forma cortês como você atende ao telefone
  2. O interesse demonstrado pela vaga

Já presenciei casos de pessoas que foram pouco corteses ao receber a ligação, e ao perceber que se tratava de uma proposta de trabalho, tentaram remediar mas já tinham passado a má impressão.

 

Um candidato à vaga é também avaliado enquanto aguarda na recepção da empresa ou num simples aperto de mão.

Deve ficar atento, portanto, a aspectos como:

  • Comportamento: a forma como se senta, o aperto de mão, a simpatia, o olhar no olho. Todos esses são elementos fundamentais e que tem o poder de passar uma mensagem ao entrevistador, de firmeza, segurança e empatia.

 

  • Como se portar junto a outras pessoas enquanto aguarda: você pode e deve interagir com os outros candidatos enquanto aguarda. Deve atentar, contudo, que são seus concorrentes. O recrutador perspicaz estará atento à interação entre os próprios candidatos, mesmo que sua impressão seja a de que ainda não está sendo observado.

 

A roupa diz bastante a respeito de você

Ela pode passar uma mensagem de seriedade. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio, pois roupas muito curtas (no caso das mulheres), por exemplo, podem passar uma mensagem distorcida a seu respeito. Já roupas malcuidadas passam uma imagem de desleixo, e isso se aplica tanto aos homens quanto às mulheres.

 

Por isso vai aqui algumas recomendações:

  • Utilize roupa com Tons sóbrios, compostas: nada de cores fortes, que chamem mais atenção do que você mesmo; é importante que os h3omens evitem camisa aberta, assim como as mulheres roupas curtas ou decotadas demais.

 

  • Não exagere na produção: pesar a mão na hora da maquiagem, especialmente com cores gritantes, fará com que você perca a naturalidade. O destaque maior deve ser a sua simpatia e competências. 

 

  • Fique atento. O cargo para o qual você concorre pode demandar:
    1. Estilo formal: blazer, camisa e calça ou roupa social;
    2. Estilo informal: calça jeans, camisa pólo, sapatenis.

O estilo 1 pode se aplicar normalmente a cargos como Analista, Supervisão, Coordenação e demais posições executivas. Enquanto que o informal às posições mais operacionais e administrativas de base. Não há, no entanto uma regra quanto a isso, é importante contextualizar à cada caso: porte da empresa, segmento de atuação. Sabe-se por exemplo que a área jurídica preza bastante pela formalidade no vestir. 

 

Veja o infográfico O que é e o que não é legal numa entrevista de trabalho.

 

Fique atento à segunda parte desta série “Entrevista de Emprego”, pois iremos tratar sobre a importância da formação acadêmica na área que você deseja atuar

 

Indique este artigo para um amigo. Comente. Seu comentário, opinião ou dúvida é extremamente importante para trazermos mais conteúdo.

 

Dê também sua sugestão de tema para os próximos artigos.

 

Graaaaande abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top